Há muitos anos se busca a cura da AIDS e são inúmeras pesquisas tentando descobrir algum método de conter a ação desse vírus no organismo. Medicamentos que prolongam o tempo de vida de pessoas portadoras do vírus têm sido usados para minimizar os efeitos, para tanto a tão sonhada cura ainda não foi encontrada.
Nos últimos anos foi descoberto que alguns europeus possuem uma mutação do gene CCR5, o receptor Chemokine (C-C motif), localizada no cromossomo 3, na posição 21.
A mutação do gene CCR5, dificulta a reprodução do vírus da AIDS no corpo humano, esse gene é recebido dos pais e, portanto as pessoas podem ficar imunes à doença.
Uma pesquisa realizada na Alemanha com transplante de medula de uma pessoa portadora do gene CCR5 se mostrou promissora, sendo que o paciente então portador do vírus após um período de alguns anos do transplante, não apresentou mais sinais do vírus em seu corpo.
Estudos continuam a ser realizados para confirmação da tentativa, mas considerando que essa pode ser a cura pra AIDS deve-se pensar que não existirão pessoas suficientes para doação de medula, e para isso pesquisadores estudam como gerar o Gene CCR5.
Fica então a esperança de que em pouco tempo consiga a tão sonhada cura pra AIDS.
Com certeza esse assunto vai gerar muita polêmica, ainda, apesar de ser uma grande esperança para a humanidade. Porém, caso essa mutação do gene CCR5 seja realmente a cura para a aids, surgirão aqueles que deixarão de se preocupar com a proteção contra o vírus? A abordagem foi muito interessante e importante, só resta - por parte dos cientistas - tratá-lo com mais cuidado.
ResponderExcluirCom certeza é um assunto bastante delicado. E não havia pensado nessa questão. Afinal sabe-se que hoje existem muitas manipulações referentes à diversas áreas e que diante de seu questionamento começamos a pensar se isso poderia acontecer diante desse estudo.
ResponderExcluir