segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Mundo Marinho

     Hoje começaremos uma sequência de artigos relacionados aos animais marinhos sendo que iniciaremos com a baleia-azul, espero que vocês gostem e postem, participem com a opinião de vocês.

      A baleia-azul é um mamífero que pode ter 33 metros e mais de 150 toneladas e muitos dizem que é o maior animal já existente no planeta, eu tenho minhas dúvidas já que especulam que o Sismossauro herbívoro e quadrúpede que viveu no fim do período Jurássico tinha entre 45 e 54 metros e pesava entre 60 e 100 toneladas, pena que esse bicho não existe mais, assim a minha dúvida poderia ser sanada. Voltando a baleia, esta pode ter 5 metros de comprimento em cada nadadeira e uma cauda com 7 metros. O bicho é grande mesmo.
        As fêmeas da baleia-azul são maiores do que os machos. Os filhotes nascem com cerca de sete metros de comprimento e pesando, aproximadamente, duas toneladas e meia, após 11 meses de gestação. Eles são amamentados por um período de sete meses, quando atingem quase 13 metros e 10 toneladas. Nossa já nascem maior que um elefante.

     São bastante ruidosos, podem emitir sons em baixa frequência e por vários quilômetros pode ser ouvidos, é um canal de comunicação com outros exemplares da mesma espécie que estão longe.



Baleia-azul

     A dieta é baseada em pequenos peixes, lulas e principalmente de Krill - minúsculos camarões que vivem em cardumes flutuando próximo à superfície das águas. Uma baleia-azul adulta pode comer até duas toneladas de krill por dia.
Krill- alimento preferido da baleia azul

     O animal é encontrado em todos os oceanos do planeta apesar de está em extinção. A caça a este tipo de baleia começou com o desenvolvimento tecnológico dos arpões, por ser tão grande até a metade do século XIX não havia tecnologia suficiente para conseguir captura-la. Em 1864, o navio a vapor norueguês Svend Foyn foi equipado com arpões especialmente concebidos para capturar grandes baleias.

     A matança de baleias-azuis espalhou-se rapidamente, e em 1925, os Estados Unidos( tinha que ser!! ), o Reino Unido e o Japão tinham se juntado à Noruega na caça às baleias-azuis, capturando e matando-as e processando-as em grandes navios-fábricas.



Barco de pesca
 
     Quando a caça da baleia-azul finalmente foi proibida, nos anos 60, mais de 300 mil baleias-azuis haviam sido mortas. A atual população mundial de baleias-azuis é estimada entre três a quatro mil, com duas mil concentradas na costa californiana. Tal grupo representa a maior esperança num longo e gradual processo de aumento populacional da baleia-azul, que está nas listas dos animais ameaçados de extinção desde os anos 60. Nem mesmo grandes animais como este conseguem escapar da caça predatória
     Além do ser humano a baleia-azul possui mais dois predadores que são os tubarões e as orcas, estes dois últimos são ameaças apenas para os recém-nascidos.


Bom, por hoje é só, no próximo artigo pretendo escrever sobre Orcas as "baleias assassinas".


6 comentários:

  1. Muito legal Clésio, infelizmente a caça cruel desses animais vem degradando com muita velocidade as populações de baileias azuis. No entanto, alguns projetos como o dos defensores da vida marinha os Sea Shepherd vem lutando bravamente contra esses caçadores, principalmente os japoneses. Espero que projetos como esse se mantenham e que novos projetos surjam com a finalidade de proteção à vida marinha.

    ResponderExcluir
  2. É muito triste saber que muitos não percebem a importância desses animais no ecossistema, pensam apenas no benefício econômico. Muito interessante!

    ResponderExcluir
  3. É legal saber que os animais também tem sua maneira de se comunicar. Os golfinhos também emitem sons como a baleias só é triste de mais ver um animal tão grande e forte,que se alimenta de um camarão tão pequeno, ser morto por ação do homem. Sorte que forão criados programas de proteção.

    ResponderExcluir
  4. Ficou muito interesante , trouxe curiosidades do mundo marinho, mas é muito triste ver o homem destroindo seu mundo. Mas ainda bem que cada dia mais as pessoas estão se concientizando mais, e programas de proteção estão sendo criados.

    ResponderExcluir
  5. É impressionante o quantidade de relatos de casos em que o homem aparece destruindo a natureza e acabando com a diversidade das espécies existentes! Pode não causar conseqüências diretas mas a destruição dos animais marinhos também nos prejudicará no futuro.

    ResponderExcluir
  6. Baleias e golfinhos são os animais mais interessantes que eu conheço. Como pode ser possivel que o homem tenha coragem de caçar um animal enorme e raro desse sem a menor culpa. A matéria sobre Orcas seria muito interessante. Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir