segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Um pouco de educação ambiental

Hoje entendo a educação ambiental como uma necessidade, pois “pensamos em deixar um planeta melhor para nossos filhos e esquecemo-nos de deixar filhos melhores para nosso planeta”; e para que sejam seres humanos conscientes e responsáveis pelas suas ações sócio-ambientais.


Podemos comprovar a crise ambiental instaurada mundialmente até pelo Google, em seu mapeamento via satélite, onde se observarmos podemos verificar que grande parte dos terrenos foram quase que totalmente degradados nas áreas de maior densidade populacional e apenas um pouco menos do que isso nas áreas com menor densidade, por que são utilizadas para a extração e exploração dos recursos naturais, como a agropecuária e dentre muitas outras formas. Identificando o homem das urbes trocando o ambiente natural por sua pseudo necessidade cada vez maior de aquisição de bens materiais e aqueles que não pertencem a elas sustentando a possibilidade de viver nas urbes em detrimento da preservação do meio ambiente. Onde isto não é dito no artigo.


Então se torna claro essa necessidade de formação e preparo dos cidadãos para criticar o modo de vida da sociedade atual e ter recursos para agir e modificar esse sistema, não visando apenas à sustentabilidade e sim atingir a preservação do planeta em seu imenso contexto. Isso se fará dentro da educação ambiental através de um processo pedagógico interdisciplinar permanente o qual será iniciado desde o ensino fundamental, com as matérias: história, ciência, física e dentre outras, dando um ponto de vista diferente a partir de cada uma delas. Objetivando restaurar no sujeito uma relação mais natural que tinha com a Terra e foi perdida ao se envolver cada vez mais com as tecnologias e o cenário urbano.

Baseado no artigo: Educação Ambiental.

Um comentário:

  1. A Educação Ambiental é um tema que precisa ser enfatizado sempre! Muito bom o post!

    Jéssica M. Andrade - 13 A

    ResponderExcluir